Casa Container Gislaine Bortoluzzi, Mairiporã – Container Lab Club

 

A Gislaine é engenheira e fez o Curso de Arquitetura em Container – mod. 1, da Container Lab, para ajudar em sua obra de casa container.

Ela é mais uma profissional que faz parte deste grupo de profissionais de construções em container que busca qualidade arquitetônica, sustentabilidade e ética de mercado em seu trabalho.

“Nossos cursos são cheios de informações técnicas, de mercado e de troca de informações em sala de aula. Um excelente networking tem acontecido em todas as aulas” diz o instrutor dos cursos,  Danilo Corbas, arquiteto precurssor da utilização de contêineres marítimos na construção de casas no Brasil.

 

Segue abaixo o depoimento da própria Gilaine Bortoluzzi:

 

 Gislaine Bortoluzzi – Engenheira Civil, Permacultora e Coach de Estilo Sustentável.

 

“Na época que idealizei minha casa não havia cursos, e pouco material disponível na internet, mesmo sendo engenheira civil fiquei com dúvidas em como proceder e principalmente como seria o comportamento do container. Realizei o curso de Arquitetura em Container após concluir a primeira etapa da minha casa e me surpreendi com os detalhes e cuidados que realmente são necessários para um projeto com container.

Quando surgiu a idéia em fazer minha casa com contêineres (início de 2015) a primeira coisa que fiz foi rabiscar em um papel e logo em seguida fui pesquisar na internet. De início estava pesquisando de maneira errada, nem sequer sabia sobre o nome “casa container”, iniciei pesquisando sobre contêineres e casas feitas com contêineres, foi então que cheguei até a reportagem da casa container feita em um condomínio em Curitiba-PR, e nessa reportagem foi a primeira vez que vi o nome do Danilo Corbas.

Nessa altura eu já estava completamente certa que minha casa seria de container e que a idéia de reutilizar container marítimo na construção seria uma iniciativa de grande valia para a sustentabilidade como um todo, afinal, dar um destino a essas caixas metálicas que para o transporte não servem mais após um tempo de utilização, me chamou muito a atenção, e sim é uma atitude sustentável.

Pesquisei pelo trabalho do Danilo, e encontrei fotos e matérias sobre a sua casa, que também é de container. O que mais chamou minha atenção foi o vão livre no pavimento térreo, onde é possível visualizar o fundo dos contêineres do pavimento superior, até então estava idealizando projetos térreos, sem me dar conta das várias possibilidades de configuração arquitetônica que eu poderia imaginar. Nesse caso utilizar os contêineres do pavimento superior como laje e nas laterais do térreo fechar com portas de vidro, realizando contrapiso e piso, a casa fica praticamente pronta, assim é possível aumentar a área construída sem adicionar muita estrutura. Abaixo segue foto do ambiente da casa que eu mais gostei:

foto: Plinio Dondon

 

A foto acima serviu como inspiração para projetar minha casa, que fica localizada em um terreno de 1.000m2, em condomínio residencial em Mairiporã-SP, que pertence a Serra da Cantareira, então, preservamos (eu e meu marido) o máximo de árvores no terreno. Minha casa container tem 144,50m2 no total, distribuída em três pavimentos, sendo 3 dormitórios, sala de estar, sala de jantar e cozinha integradas, área de serviço, depósito, três banheiros e varandas. No pavimento térreo e inferior optamos por estrutura de concreto armado e fechamento com tijolos de demolição, e no pavimento superior os 2 contêineres apoiados na estrutura do térreo. Os contêineres ficam lado a lado delimitados de um lado pelo recuo obrigatório e do outro lado pelas árvores que mantive na varanda. A casa ainda esta sendo finalizada, no momento estamos realizando projeto de cobertura da sacada, fachadas e interiores, mas já moramos nela desde início de 2016, graças à agilidade em construir com container, que no total foram 5 meses trabalhados para conclusão dessa primeira etapa.A construção com container é uma opção viável para muitos projetos e ela se encaixou bem na minha escolha. Além de uma casa mais sustentável, também adotamos outras técnicas de sustentabilidade em nossa casa, como por exemplo a fossa de evapotranspiração, compostagem doméstica e lareira ecológica.

Através da experiência de construção com container da minha própria casa, e por muitos amigos e conhecidos se interessarem pelo assunto, criei um blog onde divulgo e incentivo às pessoas em optar por esta técnica construtiva. Não somente considerar a economia que uma casa container pode gerar, mas também optar por este conceito de arquitetura que busca conciliar sustentabilidade e habitabilidade.”

 

Veja os cursos da Container Box para 2018:  http://www.containerlab.com.br/course-cat/cursos-presenciais/

 

 

Quer comprar contêieneres em todo o Brasil? Acesse: www.easycontainer.com.br

0 responses on "Casa Container Gislaine Bortoluzzi, Mairiporã - Container Lab Club"

Deixe sua mensagem

Container Lab© Todo o conteúdo e imagens usados neste site são de propriedade ou licenciados pela Container Box LTDA. O uso não autorizado é proibido. Todos os direitos reservados

Menus de configuração no Painel de Administração

X